Regresso ao passado
Sarnadas de São Simão cria Aldeia Natal
Na aldeia de Sarnadas de São Simão, no concelho de Oleiros, já se vive o espírito natalício. Diariamente, 20 pessoas, a maioria mulheres, já na idade da reforma, juntam-se na antiga escola primária para produzirem as decorações com que vão forrar as principais ruas para o Natal. O desafio partiu de duas filhas da terra, Maria João e Tânia Silva, que para contrariar o facto “de haver poucas pessoas na aldeia”, decidiram lançar o projeto “Sarnadas de São Simão Aldeia de Natal”.
O objetivo, diz Tânia Silva, é transformar Sarnadas de São Simão num espaço mágico, que, através do recordar de tradições antigas, possa atrair pessoas à aldeia entre os dias 19 e 21 de dezembro.
“Vamos enfeitar as principais ruas da aldeia, as pessoas vão abrir as suas adegas, onde vão fazer filhós, bolos secos, bifanas e outras iguarias para quem nos visitar.
Haverá também música ambiente para fomentar o espírito natalício e passeios em veículos todo-o-terreno ao cimo da serra até ao baloiço do Moradal, numa parceria com a associação Trilhos do Estreito”, revela.
A antiga escola primária da aldeia, recuperada pela autarquia então presidida por José Marques, serve de quartel general à equipa que prepara o evento. “Já estamos a trabalhar há algumas semanas. Todos os enfeites são produzidos pelas pessoas da aldeia”, sublinha.
A pouco e pouco as decorações ganham forma. A Academia Sénior de Oleiros também colabora, através de um polo da sua universidade. Mas os apoios não se ficam por aqui. “O atelier Arco Íris Cor de Rosa dá o seu contributo na parte da costura” frisa Tânia Silva. Também o Oleiros Magazine se associou a esta inicitiva.
O entusiasmo, a partilha de conhecimento e o convívio entre as pessoas é grande. “O Natal já está a acontecer em Sarnadas de São Simão”, revela.
A ideia das organizadoras é envolver a comunidade e preparar atrações para quem visite as Sarnadas de São Simão nesses dias. “Para as crianças teremos uma cozinha mágica, onde os mais novos podem fazer as suas bolachas, entre as 14 e as 18 horas. Iremos também realizar, em parceria com os escuteiros de Oleiros o jogo Caça ao Tesouro”, adianta.
Até dezembro o trabalho promete não parar. O espírito de comunidade continua a ser reforçado. Afinal, como diz a velha máxima, “é Natal quando um homem quiser”, neste caso quando a população da aldeia de Sarnadas de São Simão quiser...