Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Dezembro 2023 nº89 Ano XXII
Agricultura
Madeirã faz formação sobre medronho

Medronho 1 1024X684A Junta de Freguesia de Madeirã, em parceria com a Zona Agrária, vai promover, ações de promoção da qualidade na apanha e fermentação do medronho, disse ao Oleiros Magazine aquela autarquia.
No próximo dia 29 de outubro decorre uma ação, na Casa do Povo da Madeirã, a qual terá como preletor o técnico da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, João Gama.
A iniciativa surge em sequência do crescimento “e importância que o medronho tem tido nas populações da região, nomeadamente através da transformação em aguardente, do início da procura de fruto fresco para consumo ou na transformação em novos produtos inovadores”, revela a nota enviada ao nosso jornal.
No entender da Junta, “há a necessidade de trabalhar, em articulação com os produtores locais, com o objetivo de melhorar a qualidade e ganhar escala neste produto endógeno tão característico das nossas zonas”.
Os objetivos da formação passam pela promoção da cultura do medronheiro e divulgação dos apoios existentes, melhoria e sensibilização para a qualidade do fruto, cuidados na apanha, melhoria da técnica de fermentação e suas implicações na qualidade do produto final.

CMO