Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Março 2024 nº90 Ano XXII
Misericórdia de Oleiros
José Marques é o novo provedor da Santa Casa de Oleiros

PHOTO 2024 03 20 10 00 43O antigo presidente da Câmara de Oleiros, José Marques, é o novo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros, substituindo no cargo João Mateus que liderou a instituição durante cerca de 30 anos. Com 70 funcionários, a Santa Casa da Misericórdia de Oleiros presta cuidados a cerca de 186 utentes, distribuídos pelas estruturas residenciais para pessoas idosas (87), apoio domiciliário (44), jardim-de-infância (33) e pré-escolar (22). José Marques diz que a instituição deve ser “a casa da vida” e que deve servir de exemplo de “alegria, amizade e solidariedade”.
A tomada de posse decorreu ao final da tarde de 29 de janeiro, no auditório da instituição. “Estamos com uma equipa renovada e queremos fazer o nosso melhor. Esta instituição tem créditos já firmados no concelho e não só, na forma como os utentes são tratados. Queremos melhorar ainda mais a qualidade de vida dos utentes”, disse José Marques, depois de ter sido empossado pelo presidente da Assembleia Geral, Victor Antunes.
O reforço do apoio domiciliário é uma aposta que José Marques quer concretizar. “Queremos garantir as condições para que aquelas pessoas que preferem ficar em casa em vez de virem para as nossas unidades residenciais, o possam fazer. Esse será um dos nossos focos. No distrito já há bons exemplos dessa situação”, sublinha.
O novo provedor olha para o quadro comunitário de apoio como uma oportunidade. A recuperação e reabilitação de espaços ou a construção de novas estruturas pode ser uma possibilidade. Ainda assim, terá que ser feita uma avaliação. “Em tudo aquilo que pudermos iremos apresentar candidaturas. Aliás, uma das pessoas que integra a mesa administrativa é especialista na elaboração de candidaturas. Vamos estudar para que depois possamos decidir. A Santa Casa tem terrenos disponíveis”.