É a coletividade mais antiga do concelho
Liga dos Bombeiros toma posição de força a partir de Oleiros
A Liga dos Bombeiros Portugueses realizou, no passado dia 19 de julho, o seu Conselho Nacional em Oleiros. O encontro decorreu no Multiusos das Devesas Altas, e contou com a participação de representantes de corporações de bombeiros de todo o país.
O Conselho permitiu discutir alguns dos assuntos que inquietam as corporações dos bombeiros. Na ocasião foi mesmo exigido ao Governo o pagamento das dívidas do serviço de emergência pré-hospitalar, com a ameaça de suspender, durante um dia, o uso das ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Esta medida foi aprovada por unanimidade em Oleiros, numa posição de protesto contra os atrasos dos pagamentos por parte do Ministério da Saúde. Paulino Mendes, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, reiterou o apoio às reivindicações em curso da Liga.
A realização do Conselho Nacional em Oleiros é, no entender de Luís Antunes, presidente da Federação Distrital dos Bombeiros de Castelo Branco e também Comandante da Corporação de Oleiros, uma decisão importante, pois traz o debate sobre temas estruturantes para fora dos grandes centros urbanos, “num tempo particularmente exigente para os bombeiros portugueses”.
A escolha de Oleiros para acolher este importante fórum nacional é sinal de reconhecimento pelo papel ativo e pelo compromisso do Município e das suas forças locais de Proteção Civil.
Paulo Urbano, vice-presidente da autarquia, presente na sessão de abertura, elogiou o trabalho dos bombeiros. “Estaremos sempre ao lado destes homens e mulheres. Continuaremos empenhados em garantir melhores condições, mais meios e mais dignidade, porque apoiar os bombeiros é proteger vidas, é cuidar do presente e preparar o futuro”, disse.