Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Julho 2025 nº95 Ano XXIV
Ações formativas na freguesia de Estreito-Vilar Barroco
Caçadores e pescadores fazem curso no Estreito

CursoAs instalações da Junta de Freguesia do Estreito-Vilar Barroco, no Estreito, acolheram a realização de um Curso de Exame Inicial de Peças de Caça Maior. A iniciativa foi promovida pela Associação de Caça e Pesca do Estreito, nos passados dias 17 e 18 de maio, tendo reunido 16 pessoas. 
O curso foi certificado pelo Clube Português de Monteiros, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). 
Segundo a organização, esta formação é “essencial para caçadores que pretendem realizar o exame inicial das peças de caça maior destinadas ao autoconsumo, teve como objetivo capacitar os participantes para identificar sinais de doenças e garantir uma primeira análise sanitária adequada às carcaças, assegurando a segurança alimentar e a saúde pública”. 
Citado em nota enviada pelo Município, o presidente da Associação de Caça e Pesca do Estreito, Duarte Mateus, esclarece que “o caçador treinado torna-se, assim, um elo fundamental na cadeia de segurança alimentar. Foi muito importante esta formação, porque ficamos capacitados para avaliar lesões dos javalis e se for necessário comunicar à Saúde Pública se detetarmos algo fora do normal”. 

Produtos Fitofarmacêuticos

Entretanto, a Junta de Freguesia de Estreito-Vilar Barroco promoveu também três formações, COT´S e de aplicação de produtos fitofarmacêuticos, onde participaram cerca de 50 formandos. 
Ao Oleiros Magazine, a Freguesia revela que estão já previstas outras formações nas mesmas áreas. “Pretende-se que todos os interessados da freguesia possam ficar habilitados, uma vez que são formações obrigatórias e que visam sobretudo garantir a segurança tanto na condução de trator como na aplicação dos produtos”, diz aquela autarquia.