Aniversário
Isna faz 230 anos e homenageia presidentes
A Freguesia da Isna comemorou, no passado dia 28 de outubro, 230 anos de existência. A data foi assinalada com um conjunto de iniciativas que começaram manhã cedo, com a inauguração da requalificação do Largo da Capela da Ribeira da Isna, numa intervenção que teve o apoio da Câmara. Seguiu-se a inauguração da nova placa de identificação da Fonte do Rei.
Já na Casa Paroquial da Isna foi inaugurada a exposição de fotografia “Liga dos Amigos da Freguesia da Isna - Cabazes de Páscoa”, da autoria de João Nuno Reis. As imagens, recolhidas em 2007, 2011 e 2012, procuram homenagear as pessoas mais idosas da freguesia, acima dos 90 anos. As 50 fotografias podem ser vistas até 31 de dezembro.
Um dos momentos altos decorreu durante a sessão solene, com a distinção dos ex-presidentes da freguesia eleitos após o 25 de Abril de 1974 (Adelino Afonso Reis, Francisco Mendes Barata e Américo Ribeiro Gonçalves) e dos ex-presidentes da Câmara, José Santos Marques e Fernando Marques Jorge; do ex-vice-presidente, Vítor Antunes; e do atual autarca, Miguel Marques.
A sessão solene foi presidida pelo Presidente da Assembleia de Freguesia, Acácio Nascimento, que, num primeiro momento, contou com uma resenha histórica sobre a Isna, da autoria de Assis Cardoso.
Na sua intervenção, Miguel Marques anunciou o reforço da cobertura da rede móvel na freguesia, com a instalação de duas novas antenas: uma na Isna e outra no Vale da Cuba.
Por sua vez Fernando Mendes, presidente da Junta destacou a proximidade com a Câmara. As comemorações incluíram um almoço comunitário, a atuação da Sociedade Filarmónica Oleirense, um bolo de aniversário e fogo-de-artifício.