Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Março 2024 nº90 Ano XXII
Cultura
Orvalho e Madeirã acolhem visitas encenadas

OrvalhoAs aldeias da Madeirã e Orvalho acolheram, nos dias 6 e 27 de novembro, respetivamente, a atividade “visitas guiadas e encenadas”, que tiveram a interpretação do grupo de teatro Váatão, de Castelo Branco.
Na Madeirã, os participantes ouviram atentamente o guia Paulo Silva, tendo visitado diferentes espaços como a Igreja Matriz, a Escola da Ti Martinha, a Taberna Chico Barroca, a instalação de um antigo lagar de varas, a padaria do Sr. Alberto, o antigo telégrafo, a Casa da D. Rosa, a Casa Paroquial, a Mercearia de Libânio Ribeiro, a Casa Barata Salgueiro, a casa dos Barbeiros Sangradores e as Fontes António Salavisa e Manoel das Neves.
Naquela que é a capital do Medronho, a visita ficou valorizada pela passagem na destilaria Silvapa. O saber-fazer da Madeirã ficou demonstrado com a exibição do espólio dos três artesãos locais: Arte Para Amanhã, de Lynn & Scott, Paus d´obra, de Albino Bento e Isidro Farinha, evidenciando em três pontos distintos toda a criatividade e autenticidade contida nas suas produções.
Já no Orvalho, o grupo foi guiado por Celestino Custódio, partiu à descoberta de um itinerário onde foram destacadas as memórias da terra, o seu património edificado e as tradições locais mais diferenciadoras. Para além do grupo de teatro, a visita contou com a atuação do Grupo de Danças e Cantares e dos Bombos do GAIO.
Promovida pelo Município de Oleiros, esta Rota de Visitas Guiadas e Encenadas insere-se no projeto Beira Baixa Cultural 2.0, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia e o qual deverá ser concretizado até ao final de 2021.