Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Abril 2020 nº74 Ano XV
Dez Freguesias, Dez experiências
Estreito recebe ateliê do linho
74506093_2350253868637598_5273678347191189504_o.jpgA Freguesia de Estreito/Vilar Barroco recebeu, no passado dia 26 de outubro, o ateliê Dez Freguesias, Dez Experiências, dedicado ao linho. A iniciativa foi a penúltima deste ciclo de atividades promovido pela Câmara de Oleiros, em parceria com as freguesias e associações locais, neste caso com a Junta de Freguesia de Estreito Vilar Barroco e os Bombeiros Voluntários de Oleiros
O evento foi dedicado ao linho, pelo que os participantes tiveram oportunidade de visitar o centro interpretativo do linho do Estreito, onde Inês Martins, da autarquia, falou sobre o tema. A iniciativa começou com uma degustação de produtos regionais, a visita a uma destilaria, e um passeio interativo. Tendo como guia local Regina Fernandes, o itinerário contemplou a abordagem ao Trilho internacional dos Apalaches - por Joana de Castro Rodrigues, da Naturtejo -, a visita à capela de N. Sra. da Penha, a passagem por alguns locais pitorescos como um trilho antigo, o moinho do Aurélio, o antigo lagar da Rebisca e a ribeira de Pêro Beques. 
O grupo visitou ainda a Igreja Matriz, assistindo na sua escadaria a uma recriação do ciclo do linho pelo Rancho Folclórico de Aranhas. No Adro da Antiga Matriz a Companhia de Teatro Viv´Arte recriou as visitações efetuadas pela Ordem de Malta à anexa do Estreito, pertencente à Comenda de Oleiros. Os participantes passaram pela Fonte de S. João e tiveram ainda oportunidade de visitar a Capela de S. Sebastião. A culminar este ateliê temático de cultura e gastronomia, teve lugar um almoço de convívio, no Pavilhão João Dias, tendo o grupo sido recebido por dois acordeonistas locais.