Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Abril 2020 nº74 Ano XV
Ensino Superior
Universidade de Évora elege novo membro
tomada_posse.jpgO Conselho Geral da Universidade de Évora elegeu o jornalista João Carrega, fundador do Oleiros Magazine, como membro daquele que é o órgão mais importante da segunda universidade mais antiga do país. A tomada de posse decorreu, no passado dia 4 de dezembro, numa cerimónia que antecedeu a reunião do Conselho Geral que tem como presidente Carlos Mota Soares, um dos professores e investigadores portugueses mais conceituados.
João Carrega, 47 anos, está ligado ao concelho de Oleiros há mais de 40 anos, e é um dos fundadores do Oleiros Magazine e confrade fundador da Confraria do Cabrito Estonado. Acompanha o pulsar da educação e do ensino superior há mais de duas décadas, sendo um dos jornalistas portugueses mais experientes nesta área, tendo co-coordenado, com o professor universitário João Ruivo, quatro livros relacionados com temas de ensino superior (Políticas e Políticos da Educação; Políticas Educativas em Portugal; A Escola e as TIC na Sociedade do Conhecimento; e Rogério Fernandes in Memoriam). Recentemente editou o livro que assinala os 40 do ensino superior politécnico em Portugal, da autoria do ex-presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Joaquim Mourato, para o qual escreveu o posfácio.
Jornalista há 30 anos, é fundador do Oleiros Magazine, e diretor do Ensino Magazine, a principal publicação dedicada ao ensino, cultura e juventude editada no nosso país e com distribuição internacional, e da editora RVJ. Desempenha, há mais de 20 anos, funções no Semanário Reconquista.
A eleição como conselheiro no Conselho Geral da Universidade de Évora é encarada por ele "com uma enorme responsabilidade. Trata-se do principal órgão da universidade, que aprova toda a estratégia da instituição e que elege os seus dirigentes. Recebi a notícia da minha eleição com satisfação, mas também com um grande sentido de responsabilidade e do trabalho exigente e rigoroso que estas funções acarretam. É um orgulho enorme poder fazer parte do Conselho Geral da Universidade de Évora. Agradeço aos restantes membros a confiança que em mim depositaram, tudo farei para responder da melhor forma a esta prestigiada e secular academia", refere João Carrega.
Licenciado em Gestão Financeira, mestre em Comunicação Educacional e Multimédia, João Carrega é doutorando na Universidade de Extremadura (Espanha) em Ciências da Educação, onde está a elaborar uma tese sobre a utilização de dispositivos móveis em contexto educativo, tendo a orientação dos professores Rosa Ória (Espanha) e João Ruivo (Portugal). Neste capítulo é, com os referidos orientadores, autor de artigos científicos recentemente apresentados e publicados em conferências de educação internacionais. É também diplomado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra/Instituto Nacional de Medicina Legal, nos cursos de Introdução às Ciências Médico-Legais e Forenses para Jornalistas I e II. É membro da Ordem dos Contabilistas Certificados, da Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa e da Comenda Templária de Castelo Branco/Grande Priorado de Portugal.