Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Março 2024 nº90 Ano XXII
Em Espanha
Beira Baixa ganha prémio ibérico
77291112_2963164950389890_492317687230234624_o.jpgA Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) acaba de vencer o Prémio Anual Cluster Turismo Extremadura 2019, atribuído pelo Cluster Turismo de Extremadura - Agrupación Empresarial Innovadora, de Espanha. O prémio foi entregue, no passado dia 3, em Cáceres,  por Francisco Martin Simón, diretor geral de Turismo da Junta de Extremadura, e Jesus Vinuales, presidente do Cluster de Turismo de Extremadura, numa cerimónia que decorreu no Hotel V Centenario em Cáceres.
Em nota enviada ao Oleiros Magazine, a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa revela que "este prémio Ibérico é o mais importante galardão atribuído por aquele cluster espanhol". A escolha da CIMBB foi feita de forma unânime no seio do Conselho de Administração do Grupo de Negócios Inovadores - Cluster Turismo de Extremadura, Agrupación Empresarial Innovadora.
A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa foi distinguida "pela criação de novos produtos turísticos, pelas últimas campanhas de promoção do turismo em Espanha e em Portugal, e pela construção de pontes num território semi-fronteiriço, da raia, entre as duas regiões, como a Extremadura e Beira Baixa".
Luís Pereira, presidente da CIMBB, mostrou-se satisfeito pela "atribuição de uma distinção que muito nos orgulha. Trata-se de um reconhecimento importante, por parte do país vizinho, do trabalho que a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa está a desenvolver no âmbito do turismo". 
Como exemplo desse trabalho, Luís Pereira destacou o projeto "Beira Baixa Três Dias. Três Experiências., o qual pretende estruturar toda a oferta turística da Beira Baixa, aprofundando também a cooperação transfronteiriça". 
Através deste projeto, a CIMBB pretende, entre outros objetivos, divulgar os recursos endógenos e os produtos identitários da região; estruturar e qualificar os produtos turísticos diferenciadores; criar um mecanismo de articulação que garanta o envolvimento dos agentes privados com intervenção no setor do turismo da região; e incrementar o número de dormidas e o tempo de permanência de visitantes na Beira Baixa e na Região Centro, garantindo o aumento do emprego e a subida de receitas decorrentes da atividade turística". Acresce ainda a promoção e divulgação da marca "Região Centro de Portugal" através da valorização dos produtos âncora da Beira Baixa; e a promoção de um plano de comunicação e divulgação com vista ao aumento da projeção e reconhecimento externo dos produtos turísticos da Beira Baixa e da Região Centro de Portugal.
No âmbito destas campanhas, a CIMBB tem desenvolvido vários eventos ligados ao projeto "Beira Baixa 3 Dias, 3 Experiências", no qual o Município de Oleiros participou. Com o intuito de estruturar toda a oferta turística da Beira Baixa, aprofundando também a cooperação transfronteiriça, Oleiros recebeu uma Press & Blog Trip que juntou  vinte jornalistas e bloggers de Portugal e Espanha. O grupo passou pelo Trilho Internacional dos Apalaches enquanto os caminheiros o realizavam, tendo oportunidade de assistir também à recriação histórica sobre os Apalaches, a cargo da companhia de teatro Viv'Arte. Na Adega dos Apalaches, tiveram oportunidade de degustar o Cabrito Estonado típico de Oleiros assim como perceber a sua confeção e origens. Já na Vila de Oleiros os jornalistas e bloggers puderam fotografar o projeto de arte urbana "Arte à Porta" e ainda visitar o interior e o exterior da Igreja Matriz, onde se encontra o painel de Odeith que retrata a padroeira da Vila. A visita terminou na Aldeia Branca de Álvaro, onde o património religioso, as gentes humildes e de coração aberto e a paisagem a perder de vista fecharam com chave de ouro três dias de experiências na Beira Baixa.
IMG_20191013_164754.jpgAo longo deste ano, a CIMBB tem promovido um conjunto significativo de eventos ligados ao setor do turismo, dos quais se destacam as seguintes: 
- ativação do verão da Beira Baixa- realizado no dia 5 de julho de 2019 em Proença-a-Nova - praias fluviais enquanto recurso turístico a valorizar; 
- promoção da região através das redes sociais e meios de comunicação tradicionais nacionais e internacionais, com foco em Espanha (presença em TV, Rádios Nacionais, Facebook, Youtube; Instagram)
- realização de press trip pelo concelhos de Vila Velha de Rodão, Castelo Branco e Oleiros, valorizando a Natureza, a Cultura e a Gastronomia da região;
- realização de programa de negócios transfronteiriço Hosted buyers, em Penamacor onde estiveram presentes mais de 30 agências turísticas ibéricas;
- promoção dos recursos endógenos através da experiência do Azeite, no concelho de Idanha-a-Nova;
- criação de uma APP "Visit Beira Baixa" que permite conhecer mais e melhor o território;
- e a realização de seminário no âmbito da temática do Turismo Acessível para a região da Beira Baixa;
- Já esta semana, nos dias 7 e 8 de dezembro será feita a valorização do Madeiro, enquanto tradição secular e transversal à Beira Baixa;
De referir que o Cluster Turismo de Extremadura (Espanha) é uma associação privada de empresários que trabalha para a inovação e melhoria da competitividade turística da região. É composto por 85 membros de todo o tecido turístico da Extremadura. Integra associações, instituições, organizações públicas e empresas privadas, no total, mais de 300 entidades líderes no setor.
Todos os anos este Cluster premeia instituições públicas ou privadas, empresas nacionais ou estrangeiras que se destaquem no desenvolvimento turismo da região onde estão inseridas. 
Na receção deste prémio, a CIMBB sucede à Direcção Geral do Turismo da Junta da Extremadura e à empresa"Gastro Dehesa", vencedores da edição 2018.