Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Abril 2019 nº70 Ano XI
Pelo artista Jorge Marquez
Jaguar XK construído no Orvalho em filigrana vai para Espanha

jorge-marquez.jpg

Jorge Marquez, artista sediado na aldeia de Orvalho, concelho de Oleiros, construiu um Jaguar XK 120, à escala real, em filigrana, para o Museu Automobilístico e da Moda de Málaga, no sul de Espanha. A obra está a ser destacada em termos internacionais, pela inovação e pela sua qualidade.

Em declarações ao Oleiros Magazine, o artista, natural de Lisboa, e a residir há dois anos no Orvalho, onde tem o seu atelier, explica que "a realização desta peça surgiu de um desafio do próprio museu. Foi uma encomenda que aceitei de bom grado".

O resultado não poderia ser melhor. Com uma carreira de artista plástico com 40 anos, Jorge Marquez (61 anos) tem obras na área da pintura e da escultura e já realizou exposições nacionais e internacionais. "Com esta obra fiquei fã deste tipo de trabalho em filigrana e espero poder vir a desenvolver outros projetos nesta área", acrescenta.

A peça do Jaguar XK120 foi realizada totalmente no Orvalho, no atelier do artista situado em instalações cedidas pela Junta de Freguesia local. "O trabalho foi feito a partir de fotos do carro original", esclarece, adiantando que a peça foi feita em arame e ferro.

O trabalho de Jorge Marquez é também destacado pelo vereador da autarquia de Oleiros, Paulo Urbano, que desafiou o próprio artista a instalar-se no Orvalho. "Em 2015, desafiei Jorge Marquez a ficar no Orvalho. Assumi o compromisso de garantir instalações de qualidade para montar o seu atelier, mas também apoios para que o artista pudesse marcar presença assídua nas mais diversas feiras nacionais. E a aposta está mais do que ganha para ambas as partes: Jorge Marquez tem todas as condições necessárias para desenvolver e promover o seu ofício da melhor forma possível, ao passo que a aldeia de Orvalho e o concelho de Oleiros vêem os seus nomes elevados e representados ao mais alto nível por um artista que não pára de surpreender quem acompanha as suas obras".

Paulo Urbano adianta que "esta última e significativa encomenda do Museu Automobilístico e da Moda de Málaga é a mais recente prova de que a parceria não podia estar a correr melhor, mas aguardam-se mais novidades surpreendentes para muito em breve. Não podemos deixar de congratular o nosso Jorge Marquez pela singularidade e espetacularidade do seu trabalho. É um orgulho para todos nós, tê-lo aqui na nossa aldeia de Orvalho a desenvolver o seu trabalho e a mostrar ao Mundo toda a dimensão e exclusividade da sua arte".



Enviar por E-mail

(* campos de introdução obrigatória)