Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Abril 2019 nº70 Ano XI
Crónica
Da Serra ao mar

O turismo tem sido decisivo para travar o avanço da desertificação, atraindo visitantes, mão-de-obra qualificada e moradores a territórios de baixa densidade que muitos teimam em chamar Interior - uma contrariedade, se virmos que nos situamos no Litoral da Europa - e o qual começa cada vez mais a ser percebido como "o luxo do século XXI".

A diversidade deste território tão autêntico, com inúmeras experiências para oferecer e gente tão ávida para receber - e se sabem receber bem..! - são ativos fundamentais para afirmar este país. No seu todo, Portugal é já uma referência e foi escolhido há dias, pelo segundo ano consecutivo, como o "melhor destino turístico do mundo", de acordo com os prémios World Travel Awards.

Como é que um país tão pequeno em área geográfica, consegue ser tão grande em identidade, tendo regiões que são um autêntico país dentro de outro país..? Este é o caso do Centro de Portugal, onde Oleiros se insere. Cada vez mais procurado por turistas e visitantes, mas também por investidores estrangeiros, aqui têm sido descobertos e explorados novos segmentos de mercado - veja-se os casos de sucesso existentes no concelho que cada vez mais o afirmam como Destino Mindfulness.

Mas para além de se situar num território único e ainda preservado no seu estado mais puro, Oleiros tem uma localização estratégica que o pode distinguir, situando-se ao mesmo tempo no Litoral da Europa e numa região transfronteiriça que o aproxima do mercado espanhol.

Por outro lado, o concelho fica no eixo de ligação de fortes vetores de atração de massas: a neve da Serra da Estrela e o mar (passando ainda por Fátima). Se soubermos potenciar esta oportunidade, criando as infraestruturas necessárias que vinculem esta ligação, poderemos tirar partido de alguns dos argumentos que nos caracterizam e que podem motivar uma paragem ou uma estadia, seja o Cabrito Estonado, o Trilho Internacional dos Apalaches ou qualquer outra imagem de marca deste território.

Enviar por E-mail

(* campos de introdução obrigatória)
Inês Martins