Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Dezembro 2018 nº69 Ano XV
Novo Bispo Auxiliar do Porto é natural de Oleiros

armando_domingues.jpg

Realizou-se no passado dia 16 de dezembro, na Sé de Viseu, a ordenação episcopal de D. Armando Esteves Domingues, até então vigário-geral da Diocese de Viseu e agora Bispo Auxiliar da Diocese do Porto. Nomeado pelo Papa Francisco no passado dia 27 de outubro, D. Armando é natural do Cocharro, em Oleiros, sendo o oitavo de onze irmãos e tio de 17 sobrinhos e de 18 sobrinhos netos.

Ordenado sacerdote a 25 de novembro de 1981, D. Armando Domingues conta com formação em áreas como a pastoral juvenil, a espiritualidade e a pastoral familiar, com especial incidência na preparação de noivos para o matrimónio. Entre o seu percurso pastoral sobressai o seu empenho na área socio caritativa, com a dinamização ao longo dos anos de várias iniciativas ligadas à inclusão social, ao combate ao desemprego, à recuperação de dependências e à habitação. Numa das regiões por onde passou, Nossa Senhora do Viso, contribuiu para a constituição desta comunidade como paróquia e para a construção de novas estruturas, entre as quais um novo centro social e uma nova igreja.

D. Armando Esteves.jpgO seu currículo inclui também a colaboração com vários movimentos e organismos católicos, desde os Escuteiros aos Educadores Católicos, passando pelos Cursilhos de Cristandade. Ainda inclui um tempo de trabalho como professor no Seminário Maior de Viseu, onde ajudou a formar várias vocações sacerdotais, e um período de missão junto das Forças Armadas e de Segurança, como capelão da Força Aérea Portuguesa.

Com esta ordenação, este será o segundo bispo natural de Oleiros, juntando-se a D. João Maria Pimentel, Bispo de Angra, autor da monografia Memórias da Villa de Oleiros e do seu concelho. Já como Bispo, D. Armando visitará a sua terra natal, no próximo dia 6 de janeiro, onde pelas 15:00h, na Igreja Matriz de Oleiros, terá lugar uma bênção episcopal e uma celebração eucarística em ação de graças pelo seu aniversário sacerdotal. Enquadrado naquela ocasião, haverá um Concerto de Reis que abrilhantará o momento.

Enviar por E-mail

(* campos de introdução obrigatória)