Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Dezembro 2023 nº89 Ano XXII
Nova praça inaugurada
Padro António Andrade abençoa novo largo

largo3.JPG

A Câmara de Oleiros requalificou toda a zona envolvente ao edifício dos Paços de Concelho. A intervenção urbanística foi aproveitada pelo município para distinguir um dos mais distintos cidadãos do concelho, o Padre António de Andrade. Ele que foi o primeiro ocidental a chegar ao Tibete, e que o Cónego Martinho Cardoso descreveu como um homem corajoso e de fé.

largo.JPGA inauguração do novo espaço foi feita com pompa e circunstância, sendo descerrada uma estátua, em tamanho real, enquanto que os céus de Oleiros justificavam o rótulo de capital do fogo de artifício. Para além da estátua, a nova praça apresenta dois pontos de água, novos espaços verdes e o brasão do concelho assente no granito.

De acordo com a autarquia, a requalificação da zona envolvente aos Paços do Concelho representou um investimento de cerca de 500 mil euros. "Trata-se de mais um melhoramento para a vila, numa zona nobre que necessitava de obras. Conseguimos ver aprovada a nossa candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional, e agora Oleiros passa a ter um espaço renovado e distinto", disse o presidente da Câmara de Oleiros, José Marques.

A intervenção incluiu a colocação de novos espaços de estar com sombras de árvores, um espelho de água e um jogo de água junto à via principal.

Tal como o Cónego Martinho Cardoso, também o autarca destacou a figura de Padre António de Andrade. "Era um objectivo nosso efectuar essa justa homenagem antes do final do mandato. Aproveitámos as obras de requalificação para aqui instalarmos uma estátua do mais ilustre oleirense da nossa história".

Com esta intervenção, o edifício da autarquia surge mais destacado e também sofreu obras de beneficiação. Junto ao imóvel surgem canteiros de arbustos e flores, e novos pavimentos, sendo que a estátua do Padre António de Andrade ocupa um lugar de destaque no centro da vila.

largo4.jpgA intervenção abrangeu também o largo situado atrás da Câmara, através do melhoramento do parque de estacionamento e da implantação de novos canteiros com arbustos, relva e flores, dando mais vida ao espaço e ao mesmo tempo alguma verticalidade através de árvores novas.

Indo ao encontro das preocupações do município, no sentido de garantir o acesso aos serviços de pessoas portadoras de mobilidade reduzida, foram também construídos acessos para cidadãos com dificuldades em mobilidade ao edifício da Câmara, garantidos através de rampas cumprindo a lei das acessibilidades, facilitando assim o acesso a todos os utentes e a quem queira usufruir daquele espaço público. Em estudo está também a instalação de um elevador no edifício da autarquia.

Com o largo da autarquia concluído, José Marques revela que agora a Câmara pretende requalificar todo o jardim público situado em frente à Câmara. "Esperemos que a segunda fase da candidatura seja aprovada, para que possamos requalificar todo esse espaço", disse.