Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Dezembro 2023 nº89 Ano XXII
Oleiros-Amieira
Freguesia homenageia presidentes e antigos combatentes

Dia Da Freguesia

A Junta de Freguesia de Oleiros-Amieira assinalou, pela primeira vez o seu Dia. A iniciativa decorreu a 22 de julho e permitiu homenagear os nove presidentes das juntas de freguesia da Amieira, de Oleiros e de Oleiros-Amieira, eleitos após o 25 de Abril e os quatro combatentes da freguesia mortos durante a Guerra Colonial.
A sessão solene integrou uma palestra que teve como orador Fernando Freire, que abordou o tema Combatentes e autarcas da freguesia”.
Fernando Dias, presidente da Junta, explicou os objetivos e o significado do Dia da Freguesia. “Com este tipo de iniciativas pretende-se homenagear cidadãos da freguesia que se tenham destacado e contribuído para engrandecer a nossa terra, divulgar informação histórica e promover os valores culturais e patrimoniais da freguesia. Pretende-se ainda estimular os residentes e os naturais da freguesia a estreitarem os laços entre si e com a sua terra de origem ou de acolhimento”, disse, citado na nota enviada ao nosso jornal.
Dia Da Freguesia1Por sua vez, o presidente da Câmara, Miguel Marques, louvou a iniciativa e enalteceu a importância de se valorizar a nossa história e a memória de cada povo. Lembrou também as homenagens recentes a ex-combatentes feitas noutra freguesia e a autarcas do concelho por iniciativa do município de Oleiros.
Fernando Freire, antigo militar e atual presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha é, além disso, um estudioso e investigador dedicado à história em geral e à sua terra em particular. Nesta palestra, apresentou um trabalho sobre a história de Portugal e de África, até à luta pela independência das antigas colónias africanas. Explicou também a evolução e das potencialidades do poder autárquico e sublinhou a proximidade dos eleitos locais com as respetivas populações.
Terminada a palestra, foi inaugurada uma exposição com fotografias e textos sobre cada um dos homenageados e um painel com os quatro militares falecidos. Mais tarde, as fotografias dos autarcas serão afixadas no auditório e o painel ficará no átrio da Junta de Freguesia.
No final, o presidente do município de Oleiros e o palestrante, foram convidados a assinar o Livro de Honra da Freguesia.
A exposição vai estar aberta até ao final do mês de agosto.