Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Agosto 2020 nº75 Ano XVI
Estudantes de Oleiros premiados em concurso do Politécnico
Oleiros -filme
O Agrupamento de Escolas padre António de Andrade, de Oleiros, foi um dos vencedores do concurso "Um por todos, todos pelo ambiente", promovido pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, no âmbito dos seus 40 anos.
O concurso distinguiu os melhores trabalhos de escolas dos concelhos de Castelo Branco, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, e teve como objetivo "perceber as preocupações dos jovens do 3º Ciclo e do Ensino Secundário sobre o impacto da sociedade no ambiente, assim como ouvir as suas propostas sobre como nos podemos tornar mais sustentáveis e amigos do planeta".
No concelho de Oleiros foram distinguidos os trabalhos de Vera Fernandes, Inês Mateus e Carolina do Carmo (3º ciclo) sobre a questão "Oleiros tem no Pinhal um problema ambiental), e de Adriana Pessoa, Mariana Antunes e Catarina Martins (prémio que transitou do secundário), sobre a "Bela ribeira de Oleiros". Ambas as equipas pertencem ao Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade.
No concelho de Castelo Branco foi premiada a reportagem em vídeo realizada pelos alunos da Escola Cidade de Castelo Branco do Agrupamento Nuno Álvares, Afonso Carrega, Inês Ramalho e Gabriel Lopes e pela docente Florinda Baptista Carrega (na foto). A equipa abordou a questão da azolla no Rio Ponsul. Para além do vídeo foi também apresentado um cartaz alusivo ao trabalho.
Em Proença-a-Nova foram também premiados dois trabalhos. No 3º ciclo os alunos Alexandra Cabral, Francisco Mendonça, Maria Manso e Matilde Manso, e a professora Madalena Catarino  (na foto em baixo) saíram vencedores com um trabalho sobre o tema "Vamos acabar com as plantas invasoras". No ensino secundário, e também do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, a equipa composta por Leonor Cardoso, Diana Martins, Rodrigo Tomaz e Mariana Afonso foi premiada com pelo trabalho "Queremos diminuir os incêndios/desflorestação".
Já em Vila Velha de Ródão, a equipa do Agrupamento de Escolas, constituída por Jorge Gouveia, Isaura Vicente, Ana Alves, Sofia Monteiro e Rui de Matos (3º ciclo) com o tema "por um melhor ambiente" saiu premiada.
Na sua página de internet, o IPCB "destaca o esforço de todas as equipas participantes, alunos e docentes, que apesar das dificuldades inerentes ao estado de emergência decorrente da pandemia COVID19, apresentaram a sua candidatura ao concurso, com trabalhos que vêm ao encontro do espírito do concurso, e são exemplificativos da preocupação das equipas, das escolas e da nossa região com a preservação do ambiente".
Os trabalhos apresentados consistiram num vídeo, em formato Mp4, com um máximo de 5 minutos, onde se descreve a identificação do problema e a solução proposta. Apresentaram também um cartaz em formato A1.
Pode ver os vídeos aqui: