Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Agosto 2018 nº67 Ano XV
Assinatura para a construção formalizada
Lar de Idosos melhorado
capa1.jpgO contrato para as obras de requalificação do edifício de apoio ao Lar de Idosos de Oleiros acaba de ser assinado entre a Santa Casa da Misericórdia de Oleiros e a empresa de construção responsável pela sua concretização. 
Em nota enviada ao Oleiros Magazine, a autarquia explica que o edifício em questão, foi alvo de uma candidatura ao Fundo Rainha D. Leonor, tendo sido selecionado entre 91 outros projetos para apoio à requalificação do mesmo. As obras previstas serão financiadas pelo Fundo Rainha D. Leonor no valor de 283.005,32, sendo o restante montante (377.781,47) assegurado pela Misericórdia de Oleiros com o apoio Município.
O projeto apresentado contempla não só o próprio edifício, mas também o espaço exterior envolvente, pertencente também à Santa Casa da Misericórdia de Oleiros e privilegiado pela sua localização, pois confina com as instalações da Escola Secundária Padre António de Andrade. 
O objetivo é criar um espaço agradável que garanta as relações intergeracionais aproveitando a proximidade das escolas ao lar. Pretende-se que este espaço seja um ponto de encontro de várias gerações, que promova a convivência diária e onde se podem partilhar experiências entre jovens e idosos, reforçando as suas capacidades de interação.
Além de uma zona de convívio, ajardinada, com mesas e bancos, onde jovens, idosos e população em geral possam conviver, irão existir também pistas de mini golf, bowling e jogo de damas a uma escala urbana, com o intuito de cativar os jovens a interagirem com o público mais idoso, contribuindo assim para um envelhecimento ativo. Na área a intervir, será ainda resolvido o problema da definição dos espaços de circulação e estacionamento, propondo-se uma zona onde os autocarros podem parar para deixar e recolher os alunos de uma forma segura e ainda a criação de estacionamentos que apoiam a escola e a estrutura residencial para idosos.
O Fundo Rainha D. Leonor, criado por Pedro Santana Lopes enquanto Provedor da  Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e pela União das Misericórdias Portuguesas, serve para ajudar as misericórdias a concluírem respostas sociais prioritárias que propiciem a inovação social e a intergeracionalidade. 

lar-idosos.jpg

Enviar por E-mail

(* campos de introdução obrigatória)