Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Abril 2020 nº74 Ano XV
Achigã Challenge
Álvaro recebeu prova europeia

pesca achiga.JPGA albufeira de Álvaro acolheu a segunda maior prova da Europa de pesca embarcada ao achigã. A iniciativa juntou 78 equipas  e o Achigã Challenge 2017 - 1º Circuito de Pesca Aldeias do Xisto, organizada pela Associação Recreativa e Cultural de Oleiros, ganhou este ano uma projeção internacional aliando esta prova ao Circuito "Achigã Challenge" das Aldeias do Xisto.
Para Rui Simão, coordenador da ADXTUR- Agência para Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, "a adesão ao Circuito comprova a excelência do nosso território para esta modalidade e a capacidade dos agentes locais na organização de provas desportivas de alcance internacional, mas também a afirmação do produto estratégico 'Água' no portefólio de oferta da marca Aldeias do Xisto, juntamente com as Praias Fluviais e a GRZ- Grande Rota do Zêzere".
Para Nuno Mateus, da ARCO, "este foi o 7º Encontro de Pesca Embarcada ao Achigã organizado pela ARCO, e transformá-lo num circuito com alguma dimensão era um sonho que acalentávamos há já algum tempo. Tivemos 78 barcos na água na etapa de Oleiros, o que ultrapassa todas as nossas expectativas".
De referir que até outubro, as águas das albufeiras das barragens do Cabril e de Castelo de Bode vão receber alguns dos melhores praticantes da pesca embarcada ao Achigã. O Achigã Challenge 2017 - 1º Circuito de Pesca Aldeias do Xisto, divide-se em seis etapas e é uma competição sem morte. Na totalidade do Circuito estão já inscritas 42 equipas, o que o torna o maior de Portugal.