Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | agosto 2019 nº71 Ano XVI
Atividades e Festa
Carnaval AEPAA

1ºciclo.JPG

No dia 28 de fevereiro realizou-se o habitual desfile carnavalesco do AEPAA. Alunos, professores e funcionários vestiram-se de forma original para comemorar o Carnaval. Tivemos personagens de filmes e super-heróis, alunos mascarados de professores, jogadores de futebol, bonecos de neve, cozinheiros, homens das cavernas, mimos, matrafonas e até alguns animais…

O desfile organizou-se na escola sede e saiu à rua pelas 15h, com a participação do Infantário da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros.

Pelas 16h, decorreu um baile de Carnaval, organizado pela turma B do 11.º ano.

História do Carnaval

O Carnaval começou a ser festejado pelo povo grego em 600 a 520 a.C., como forma de agradecimento aos deuses pelas boas colheitas do ano.

No ano 590 d.C., o Carnaval começou a ser festejado pela Igreja Católica. O período de Carnaval era visto como o "adeus à carne", marcando a véspera de um período de jejum e privações antes de se iniciar a quaresma. As populações festejavam e degustavam manjares para preparar o período de privações que começava no dia seguinte.

O Carnaval, também conhecido como Entrudo, é uma festa de origem pagã que se comemora sempre numa terça-feira, 47 dias antes do domingo de Páscoa.

Hoje, o Carnaval é uma festa onde reinam fantasias e disfarces, na qual miúdos e graúdos festejam usando máscaras e trajes coloridos que não têm possibilidade de usar durante o resto do ano. É uma época de diversão e onde são permitidas brincadeiras, pois seguindo o provérbio popular "No Carnaval ninguém leva a mal".