Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Abril 2019 nº70 Ano XI
Biblioteca Escolar AEPAA premiada

14- caldeirão escoante.JPG

No dia 7 de fevereiro, comemorou-se mais uma Noite dos Livros do Harry Potter por todo o mundo.

A Biblioteca Escolar do AEPAA participou nesta comemoração pela 3.ª vez e, tendo em conta o tema deste ano, Hogwarts, escola de magia e feitiçaria, preparou cenários e atividades que permitiram viajar até Hogwarts e viver um pouco a magia de Harry Potter.

A Noite começou pelas 20h30 com a receção aos participantes e a cerimónia do Chapéu Selecionador: através de uma aplicação (Roda das decisões) os participantes foram divididos pelas 4 equipas da escola de magia: Gryffindor, Ravenclaw. Slytherin e Hufflepuff.

Em equipa, os participantes visitaram os espaços decorados: a plataforma 9 e ¾ e o famoso comboio de Hogwarts; o campo de Quidditch; o Gabinete do Diretor Dumbledore; a Torre das Corujas, com corujas elaboradas pelos alunos do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos; as lojas de Diagon All (Ollivanders - vendedor de varinhas; Honeydukes - loja de doces; Empório das corujas; livraria Borrões e Floreados; bar Três vassouras e o Caldeirão Escoante); o Banco Gringotts; a sala comum dos Gryffindor e o Salão de Festas com as habituais velas flutuantes por cima da mesa de jantar. É claro que o já conhecido cão das 3 cabeças e o elfo doméstico Dobby apareceram de novo na decoração.

Pelas 21h45, começou o campeonato de Quidditch com jogos entre as equipas inscritas. Em cima de vassouras, uns tentavam marcar pontos nos arcos, outros atrapalhar os lançamentos do adversário com as bolas bludgers e o seeker de cada equipa atento à snitch, a bola dourada voadora que marca o fim do jogo assim que é apanhada. A equipa campeã recebeu medalhas e a taça de Quidditch sob a luz dos efeitos especiais oferecidos pela Pirotecnia Oleirense.

Para terminar, todos participaram no quiz final sobre a escola de magia (kahoot). Os três primeiros classificados foram premiados com adereços relacionados com a escola de magia (porta-chaves, colares, marcadores de página, etc). Todos receberam diplomas de participação.

A preparação desta atividade decorreu durante todo o mês de janeiro envolvendo alunos de várias turmas e professores de várias áreas: artes, educação física, português, matemática., educação especial…

Além disso, contou ainda com a colaboração da Câmara Municipal de Oleiros, a Junta de Freguesia de Oleiros e Amieira, a Pirotecnia Oleirense, a empresa de construção Lourantunes, a gráfica Hotstuff e o Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros. Contou também com o apoio do ex-aluno Filipe Paulo, na iluminação, som e efeitos especiais, da ex-aluna Alexandra Mateus, na decoração, e de encarregados de educação que emprestaram objetos decorativos, como o famoso Langley voador da família Weasley.

Esta atividade concorreu ao prémio de melhor decoração da Editorial Presença, tendo obtido pela terceira vez consecutiva o 1.º lugar. A Biblioteca Escolar já recebeu o prémio: um conjunto de livros relativos a Harry Potter e ao seu mundo mágico que veio enriquecer o fundo documental da biblioteca.

A Biblioteca Escolar agradece mais uma vez a todos os que colaboraram na concretização desta atividade.

Enviar por E-mail

(* campos de introdução obrigatória)
A prof.ª bibliotecária – Emília Lages