Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | agosto 2019 nº71 Ano XVI
Cultura
Concurso de poesia tem vencedores

poesia.JPG

A 21 de março, o Dia Mundial da Poesia, o Dia da Floresta e o Dia da Marioneta foram assinalados em simultâneo com a entrega dos prémios do Concurso Literário de Poesia. Os dez participantes do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade construíram poesias originais sobre a temática da floresta.

Os vencedores foram João Duarte Dias Fernandes - EB1 Oleiros (1º lugar), Matilde Almeida Henriques - EB1 Estreito (2º lugar) e Ian Sol Mateus Rangel - EB1 Estreito (3º lugar). As poesias "A Floresta", "A Floresta está triste" e "A Floresta é vida" foram premiadas com um tablet, uma impressora multifunções e um telescópio, respetivamente. De forma a reconhecer todos os concorrentes, o Município atribuiu também um prémio de participação a todos. Este concurso foi efetuado com o objetivo de promoção de leitura e escrita, incentivando a criatividade dos alunos. As poesias foram avaliadas pelo júri composto por um representante da Direção do AEPAA, um representante dos Professores do 1º ciclo do AEPAA, um representante da Associação de Pais do AEPAA, uma Professora Bibliotecária do AEPAA, e a Bibliotecária Municipal. A final do CLP decorreu no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros.

Todos os alunos do 1º ciclo do concelho foram convidados para participar neste dia de celebração em que a Companhia de Marionetas/Atores Pandora Teatro apresentou o espetáculo "Bosque Encantado", uma história com mensagem ecológica. Esta mensagem é dramatizada do ponto de vista dos animais que habitam numa floresta em risco de ser destruída para interesses económicos do Homem.

A finalidade é despertar na criança o respeito pela natureza, levando-a a ficar do lado dos animais e a procurar encontrar o equilíbrio, hoje em dia tão precário, entre o homem e o meio ambiente. No final, o cenário do teatro de marionetas foi exposto e os alunos puderam ver como funciona esta arte.