Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | agosto 2019 nº71 Ano XVI
Estreito- Vilar Barroco
Oleiros inaugura pistas de escalada no Zebro

zebro1.jpg

A Câmara de Oleiros inaugurou, nos passados dias 30 e 31 de maio, 32 pistas de escalada no Miradouro do Zebro. A abertura deste novo espaço para esclada, em plena Serra do Moradal, coincidiu com o I Encontro de Escalada no Miradouro do Zebro, o qual está situado na Freguesia de Estreito-Vilar Barroco.

A iniciativa juntou meia centena de participantes e foi promovida, em parceria, com a Associação Clube Raia Aventura. As vias agora inauguradas apresentam diferentes níveis de dificuldade, sendo que um dos setores é considerado como escola de escalada.

Para o vereador do desporto da autarquia de Oleiros, Paulo Urbano, a parceria com a Associação Raia Aventura é importante "no sentido de atrair novos públicos ao concelho, proporcionar todas as condições para a prática deste desporto".

Aquele responsável considera ainda que é objetivo da autarquia "fazer do Miradouro do Zebro uma verdadeira atração, tanto pelo Trilho Internacional dos Apalaches que também ali passa, como pela ponte suspensa assinada por Siza Vieira que irá existir também neste local".

Como o Oleiros Magazine referiu na sua última edição, Município de Oleiros vai recuperar o miradouro do Zebro. "É um miradouro que está na Serra do Moradal. A ideia fazer toda a requalificação desse espaço, instalando ali uma plataforma que terá um salão com 70 metros quadrados a mais de 300 metros de altura que vai ser uma atração turística muito grande", explicou o presidente da Câmara, Fernando Jorge.

Esta aposta vem reforçar ainda mais o já reconhecido Trilho dos Apalaches "que atravessa grande parte da Serra do Moradal, assim como o miradouro do cabeço Mosqueiro, no Orvalho, o qual depois também irá ser prolongado até à ponte suspensa".

De referir que esta aposta na escalada se prolonga por todo o ano, com tardes de escalada gratuita todos os terceiros sábados de cada mês. Para participar apenas necessita de se inscrever. As novas vias constam no Roteiro de Escalada da Beira Interior, da responsabilidade da Raia Aventura, editado pela RVJ Editores. Os interessados podem adquiri-lo de forma gratuita no Posto de Turismo de Oleiros.