Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Agosto 2018 nº67 Ano XV
Editorial
Determinação

O Concelho de Oleiros sempre soube ultrapassar as adversidades ao longo da sua história. O último ano foi devastador devido aos incêndios florestais, criando mais uma vez um clima de angústia e desespero. Recuperar de uma tragédia como essa não é fácil, nem hoje, nem nunca. A pouco e pouco Oleiros começa a recuperar e a mostrar a sua determinação em regressar à normalidade.
Oleiros e as suas gentes merecem novas oportunidades. As autarquias do concelho, a começar pela Câmara Municipal, têm desenvolvido esforços para que assim seja, criando incentivos, esclarecendo, dinamizando. O problema não deixa de ser complexo, mas é com iniciativas concretas, no terreno, que se criam novas dinâmicas. Os exemplos mais recentes são o ciclo de atividades que vai percorrer as diferentes freguesias, com dossiês temáticos, mas também o festival gastronómico dedicado ao cabrito estonado e ao vinho callum.
Aquelas atividades são importantes para a dinâmica do concelho. Numa outra perspetiva, há que recuperar o que as chamas destruíram. A Federação Portuguesa de Futebol, através das verbas recolhidas em jogos solidários da Seleção Nacional, está a recuperar algumas habitações no concelho. Um gesto concreto, já no terreno, que vêm dar alento a quem sem nada ficou. Este é apenas um exemplo. Mas importa chamar a atenção do Poder Central para as necessidades que o concelho de Oleiros necessita fruto dos incêndios do último ano, mas também fruto da indiferença com que muitas vezes Lisboa olha para as nossas terras.
Oleiros e as suas gentes são determinados. Não vão desistir. Mas gostariam certamente de poder usufruir de algum tipo de discriminação positiva. A autarquia tem em curso diversos programas de apoios aos jovens, às famílias, aos alunos. É hora de também o Poder Central se juntar a esta causa e fazer justiça, promovendo a coesão territorial.
A todos votos de uma Boa Páscoa.

Enviar por E-mail

(* campos de introdução obrigatória)
Direção