Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2018 nº68 Ano XVI
Para 28 de abril
Atelier do vinho callum e do mel com nova data

Vinho Callum.jpgA Câmara de Oleiros decidiu, em virtude das condições climatéricas, adiar o o 3.º Ateliê da iniciativa "Dez Freguesias, Dez Experiências", para o dia 28 de abril. A iniciativa estava agendada para o sábado de Páscoa, dia 31 de março, na freguesia de Oleiros-Amieira.
Em nota de imprensa, a autarquia explica que "a decisão foi tomada conjuntamente pela organização, tendo em conta que esta é uma atividade que pressupõe alguma dinâmica com os participantes, nomeadamente no passeio interativo pelas margens da Ribeira, sendo fundamental garantir as condições de segurança de todos e o pleno usufruto da atividade".
Recorde-se que o ateliê é organizado conjuntamente pelo Município de Oleiros e pela Junta de Freguesia de Oleiros-Amieira, contando com o apoio de oito associações locais que irão assim promover dois dos ícones da cultura e gastronomia da freguesia: o histórico vinho Callum e tão característico mel de Oleiros - o mel de urze que está na base da doçaria tradicional.
De acordo com a mesma nota de imprensa, a atividade inicia-se pelas 9H00, no Jardim Municipal de Oleiros, de onde parte o passeio pedestre interativo que contempla várias experiências ao longo do percurso. Este culmina com um almoço vínico e com a recriação histórica "A romanização do vinho e as festas báquicas", a cargo da Companhia de Teatro Viv´Arte.
De referir que a iniciativa conta com a participação das seguintes associações: Desportiva de Caça e Pesca de Oleiros, Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, Recreativa e Cultural de Oleiros, Casa do Benfica em Oleiros, Pinhal Total, Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros, Sociedade Filarmónica Oleirense e Agrupamento 1080 CNE de Oleiros, espera-se que o ateliê revele, uma vez mais, os ativos naturais e paisagísticos do território, assim como o seu património histórico - etnográfico, valorizando a identidade da freguesia.
Esta atividade integra o projeto intermunicipal Beira Baixa Cultural, promovido pela Comunidade Intermunicipal e Municípios que a constituem, sendo cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020. Os interessados em participar podem inscrever-se até ao dia 20 de abril, na Casa da Cultura de Oleiros, presencialmente ou por telefone (272 680 230). O mote está lançado. Tome parte nesta experiência.

 

Enviar por E-mail

(* campos de introdução obrigatória)