Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Abril 2017 nº62 Ano XV
Caminada
Descobrir a Ribeira de Oleiros

caminhada.jpgA Caminhada "À Descoberta da Ribeira" decorreu no passado dia 12 de março, num evento que juntou mais 150 pessoas e que teve por objetivo levar a população e os visitantes à Ribeira de Oleiros.

Durante a caminhada foram apresentados 12 painéis interpretativos deste corredor verde, os quais se dispõem ao longo de2,5 km, pela margem esquerda, entre a Ponte Grande da Torna e a Praia Fluvial de Açude Pinto. A interpretação esteve a cargo de Carlos Neto de Carvalho, coordenador científico do Geopark Naturtejo, que abordou aspetos como o ecossistema ribeirinho, a intervenção do Homem em construções rurais como pontes, açudes, levadas ou praias fluviais e o campo intangível das memórias e vivências.

Os 12 painéis têm como denominador comum uma citação do Bispo de Angra, extraída da monografia "Memórias da Villa de Oleiros" (1881) sobre a temática de cada um.

No final da Caminhada, numa alusão ao penúltimo painel, situado nas imediações da Praia Fluvial, naquele que será futuramente o espaço-memória Padre António de Andrade, os participantes puderam retemperar energias com um lanche, e uma revigorante experiência de yoga, a cargo de Sara Nunes. Esta atividade realizou-se no espaço de lazer do Parque de Campismo, seguindo-se o workshop "Entre pedras e pedrinhas", apresentado por Filomena Matias, no qual os participantes puderam executar o seu próprio quadro com pequenas pedras da Ribeira que foram recolhendo ao longo do percurso.

Em nota de imprensa, a autarquia explica que para além dos painéis apresentados publicamente este fim-de-semana e de alguma sinalética, está a ser produzido um mapa em 3D, com o mesmo grafismo e ilustrações dos painéis, o qual servirá de suporte aos utilizadores deste percurso.

Enviar por E-mail

(* campos de introdução obrigatória)