Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2017 nº64 Ano XV
Parceria com a ESART
Orquestra de Madrid deu concerto em Oleiros

concerto1.jpgA Orquestra de Guitarras da Universidade Autónoma de Madrid (UAM) atuou em Oleiros, no passado dia 18 de março, num concerto inédito e que foi estreia a nível nacional. A realização do espetáculo, que envolveu a Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART) resultou de uma parceria que a escola albicastrense tem com a Universidade Autónoma de Madrid da qual resulta um intercâmbio que inclui dois concertos: um em Madrid, pelo Ensemble de Guitarras da ESART e outro em Portugal, pelo Ensemble de Guitarras de Madrid.

Aproveitando essa oportunidade, a Câmara de Oleiros propiciou as condições necessárias para que oleirenses e visitantes, usufruíssem de um espetáculo criado por uma formação de grande qualidade, composta por alunos que estão a realizar estudos de nível superior.

O conjunto de 14 guitarristas foi recebido pelo vice-presidente, Vitor Antunes, que descreveu o espetáculo como "uma oportunidade que não se tem todos os dias". O concerto foi composto por duas partes, a primeira constituída por músicas espanholas e a segunda por músicas de filmes como A Bela e o Monstro, Guerra das Estrelas, Piratas das Caraíbas, Super-Homem, Parque Jurássico e Rei Leão.

concerto2.jpgDe referir que o projeto da Orquestra de Guitarras da UAM começou em 2004 pela mão do diretor e professor da UAM, Miguel Román, com uma finalidade especialmente didática e como um aporte adicional à oferta instrumental da especialidade de Música para a Licenciatura de estudantes e diplomados. Desde então, o projeto passou por diversos processos de reestruturação, reaparecendo definitivamente em finais de 2008 com um novo enfoque, em busca da especialização e estabilidade da música em grupo. Sendo a guitarra um instrumento sobretudo solista, este grupo permite aos maestros, músicos, guitarristas e universitários, uma experiência musical de conjunto, e ao mesmo tempo servir de ponto de encontro de formação permanente e especialização.

Enviar por E-mail

(* campos de introdução obrigatória)
 

 
Edição Digital - (Clicar)
Últimas
    Meteorologia
    Céu Limpo
    domingo 19-11-2017
    Céu Limpo
    Máx: 19º | Mín: 6º
    Céu Limpo
    segunda-feira 20-11-2017
    Céu Limpo
    Máx: 19º | Mín: 4º