Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Março 2024 nº90 Ano XXII
Fernando Jorge, presidente da Câmara
Concelho atrai investidores

P1011519.jpgO presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Jorge, anunciou o interesse de investidores nacionais e estrangeiros para o concelho a que preside, durante a receção ao secretário de Estado das Florestas, Francisco Gomes da Silva.

Para o autarca, as mais valias da floresta não se resumem à madeira e à sua transformação. "As próprias estevas, carquejas e matos podem hoje ser transformados em vários produtos, dos quais destaco os óleos essenciais (…). Temos empresários nacionais e internacionais disponíveis para criarem riqueza nesta área, mas necessitam de apoios para a limpeza desses materiais combustíveis da nossa floresta".

Numa outra perspetiva, Fernando Jorge lembrou ter empresários nacionais, com empresas em vários países de África, América do Sul e América do Norte, disponíveis "a promoverem e consumirem mais de 50 mil cabritos por ano".

Fernando Jorge lembrou também que "com todas as dificuldades que vivem proprietários, associações florestais e empresários do setor, somos um concelho em que a produtividade ultrapassa o consumo e acrescenta riqueza a Portugal", disse.

Melhores acessos

A presença do secretário de Estado foi aproveitada pelo autarca para falar das acessibilidades do concelho. "Temos uma das piores redes viárias de Portugal e da Europa, contrapondo com as três autoestradas Lisboa-Porto que governantes irresponsáveis apoiaram".

Por isso, disse, "há dois fatores que são muito importantes para a nossa competitividade: a rede viária, sobre a qual já falei com o secretário de Estado das Infraestruturas, o qual ficou sensibilizado para a eliminação das curvas da estrada; e o cadastro do nosso concelho".